(Foto: faustinoamurel)
O prefeito Estêner Soratto e o vice-prefeito Denis Matiola solicitaram nesta quinta-feira (2), a interdição do deck da rua Lauro Müller, no Centro.
O impedimento da circulação no local foi determinado após uma avaliação inicial que indicou avarias em diversas madeiras que revestem o espaço.
Na última quarta-feira (1º), o empresário Airton da Silva Lopes sofreu um acidente quando estava caminhando no local. O tubaronense teve escoriações nas pernas e está se recuperando.
O incidente trouxe à tona a preocupação com a manutenção do local inaugurado em agosto de 2024 e que, desde então, tornou-se espaço de contemplação do Rio Tubarão, atraindo muitos visitantes.
A vistoria foi acompanhada pelos secretários de Proteção e Defesa Civil Rafael Marques e de Infraestrutura Fabiano Modolon Corrêa e pelo presidente do Sindicato da Indústria da Madeira e do Mobiliário da Amurel (Sindimad Amurel), Rogério Menegaz.
O prefeito Estêner Soratto informou que a prefeitura vai notificar a empresa que realizou a obra para que apresente laudo sobre a madeira utilizada na construção do deck. “A licitação indica que deveriam ser utilizadas madeiras de lei autoclavadas, por isso vamos contratar um especialista para avaliar se o material usado na obra corresponde ao licitado”, ressaltou o prefeito.
O contrato prevê ainda que a empresa contratada deve oferecer garantia total dos serviços por um período mínimo de três anos, sendo responsável por todos os retrabalhos necessários, incluindo o fornecimento de materiais e é responsável pela qualidade do produto fornecido, substituindo-o quando não corresponder à especificação técnica, mesmo se tal defeito for verificado após o recebimento e utilização do produto.
Na tarde desta quinta-feira (2), a pedido do secretário de Proteção e Defesa Civil Rafael Marques, o acesso ao local foi interditado pela Guarda Municipal de Tubarão. “O espaço ficará fechado por tempo indeterminado e só vamos liberar a circulação após os reparos que forem indicados pelo laudo técnico. Ainda não sabemos se haverá a necessidade de trocar todas as tábuas ou reparar as que estão com problemas. Isso só poderá ser definido após o parecer dos especialistas, por isso, é importante que as pessoas se conscientizem e não circulem pelo local”, reforça Rafael.
Com 121,5 metros de comprimento e seis metros de largura, o deck conecta as praças Centenário e Orlando Francalacci pela beira-rio. A instalação promoveu uma grande transformação na paisagem urbana de Tubarão, pois, além da passarela de madeira para caminhadas, os imóveis daquele trecho também foram revitalizados por seus proprietários e, agora, o colorido das paredes chama a atenção de quem passa pelo local.