(Foto: sitesulagora.com)
Evento discutiu estratégias e apresentou projetos de melhorias na infraestrutura e turismo, visando sempre o avanço social e econômico da cidade
Estratégia, união e muito planejamento. O programa Laguna 2030, realizado pela prefeitura de Laguna, reuniu nesta segunda-feira (8), agentes do setor público e privado para debater ações para o desenvolvimento da cidade.
O objetivo foi discutir estratégias e apresentar projetos de melhorias na infraestrutura e turismo, visando sempre o avanço social e econômico da cidade.
O evento começou com a palestra do superintendente de Turismo de Florianópolis, Vini De Luca, no qual compartilhou medidas que já foram aplicadas em outras cidades. "É essencial que todos os projetos da prefeitura estejam entrelaçados com o setor privado, especialmente no turismo para mais rapidez na execução dos projetos”, esclarece o superintendente e turismólogo.
Durante o painel, a gestão municipal exaltou as principais potencialidades de Laguna, como as festas tradicionais, artesanato, rota gastronômica, ecoturismo, rota da Baleia Franca, pesca artesanal, história e outros pontos turísticos. Para o prefeito Samir Ahmad, o importante é que Laguna olhe para frente. "Nossa cidade tem muitos potenciais econômicos que podem ser mais explorados através de projetos que visam o desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade. Os debates hoje são para um município de 2030, mas a maioria dos projetos que apresentamos já estão em fase de elaboração e execução", afirma o líder do executivo.
Conforme o governo municipal, alguns dos projetos para até 2030 são: criação de uma nova rodoviária; construção da sede do paço municipal e de um espaço para grandes eventos; melhoria do Hospital de Laguna; educação inclusiva através da escola bilíngue; construção de 30 km de ciclovias; pavimentação da rodovia Ageu Medeiros e da estrada LG-050 (acesso a Ponta da Barra); Ponte do Pontal; requalificação viária da Avenida Colombo Machado Salles, acesso via Norte da Praia do Sol; Parque da Pedra do Frade; dragagem do rio Parobé, revitalização do sambódromo e deck na orla da Lagoa.
Ainda durante o encontro, o secretário estadual da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, ressaltou o compromisso do governo estadual para a realização de todas as obras municipais, principalmente da ponte da Ponte da Barra. “Laguna e Santa Catarina nunca estiveram com tantos recursos e investimentos para a realização de obras”.
O encerramento das sequências de palestras foi com o ex-secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Hélio Dagnoni, que trouxe ao evento as colaborações que as entidades privadas podem contribuir para o fomento do desenvolvimento turístico no município. "Laguna tem muitos potenciais e com diversos atrativos turísticos que merecem ser trabalhados através de parcerias com o setor público privado, como mais ações de rotas históricas, valorização do Camarão Laguna e preservação de rotas cênicas”, concluiu.